A folha em branco à frente e a dúvida de como começar a escrever o texto. Os olhos cercam o tema escolhido, tentando imaginar algo para, então, desenvolver, mas nada surge. O tempo passa e, ainda não se sabe por onde começar. As mãos deslizam na caneta por conta do nervosismo. Será que vai dar tempo? As perguntas rodeiam o escrevente até a primeira palavra ser colocada no papel.
Situações semelhantes a essa são frequentes entre os alunos. A dificuldade em produzir um texto está relacionada às “deficiências” no processo de coesão textual. Diferentemente da língua falada, à qual já está internalizada na mente do falante, a língua escrita passa a ser mais difícil. Isso ocorre a partir do momento em que se percebe que essa modalidade da linguagem é regida por regras gramaticais que nem sempre são usadas no processo de comunicação oral.
Os alunos, apesar de passarem tanto tempo estudando português na escola, ao término dos 12 anos escolares, não conseguem aplicar tudo que lhes foi “transferido”. Será que o ensino do português não foi eficaz? Talvez o ensino tenha sido voltado apenas para uma variação, não dando subsídios ao aluno para uma possível contextualização do assunto abordado. Faltou dizer aos alunos que dominar a gramática, por exemplo, nem sempre significa estar apto a escrever um bom texto.
Tudo o que resta é tentar, pois escrever pode ser uma tarefa fácil para qualquer pessoa, mas exige empenho, interesse e habilidade para tanto. E para isso acontecer exige-se a prática. Precisa-se compreender que ensinar, ou praticar a língua portuguesa, requer não apenas uma visão de aspectos linguísticos, mas também uma larga abordagem histórico-cultural.
Esse Texto é uma contribuição de Fernanda Machado Acadêmica do Curso de Letras - Unama. Membro do Oráculo Paraense. Texto Originalmente publicado em COMUNICADO Nº1535 Universidade da Amazônia - UNAMA, p. 07, 11 Nov. 2009.
Esse Texto é uma contribuição de Fernanda Machado Acadêmica do Curso de Letras - Unama. Membro do Oráculo Paraense. Texto Originalmente publicado em COMUNICADO Nº1535 Universidade da Amazônia - UNAMA, p. 07, 11 Nov. 2009.
2 comentários:
Revivi meus traumas de ensino médio como eu odiava ter que escrever! Enfim descobri o real significado de tal maneira de se expressar e fiz as pazes com o papel!
cad o meu aki tb hein?
rsrsrs
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